Mais um "desabafo".
Minha última negociação no ML fez-me escrever este post.
Diferentemente das grandes "lojas de departamentos" online, - nas quais o cliente pode (e deve) avaliar o produto recém adquirido - no Mercado Livre, eBay e similares, o que está em jogo é a performance (ou reputação) do vendedor.
Tanto no eBay quanto no ML, os vendedores devem ser avaliados pelos seguintes quesitos:
- Tempo da POSTAGEM (Shipping Time)
Quando há demora na entrega pelos Correios, ou transportadora, o problema é do serviço postal, não do vendedor. Entretanto, o vendedor tem a obrigação de contatar o serviço postal para solucionar quaisquer problemas durante o envio da encomenda ou, na pior das hipóteses, ressarcir o comprador em caso de extravio desta;
- Comunicação (Communication)
ANTES, DURANTE e APÓS a venda
Aqui entram a cordialidade, a qualidade do atendimento, o esclarecimento de dúvidas e a capacidade de solucionar eventuais problemas na negociação. Caso ocorra algum contratempo na negociação, entre em contato com o vendedor antes qualificar. Não há nada pior do que uma qualificação injusta, acredite; =/
- Descrição do Produto* (Item As Described)
Se o produto recebido condiz com o produto anunciado;
*Quando faltam informações no anúncio, o comprador pode (e deve) esclarecer as suas dúvidas ao mandar uma mensagem para o vendedor através do "Ask a Question", no eBay, ou do "Perguntar ao Vendedor", no Mercado Livre. Isto deve ser feito ANTES de realizar a compra.
- Custo de Envio e Manuseio*
(Shipping And Handling Charges)
Se o valor de envio cobrado pelo vendedor foi justo.
*Este quesito é avaliado somente no eBay. No "manuseio" estão inclusos os gastos com embalagem e deslocamento do vendedor para a postagem do produto. Há vendedores que cobram preços abusivos pelo envio, principalmente nas negociações internacionais. Quando um vendedor cobrar "USD 30.00" pelo shipping mas na encomenda constar "USD 13.75", dê 1 star para este quesito e ressalte isto na qualificação.
Como QUALIFICAR a negociação:
(Giving Feedback)
- POSITIVA (+)
Tudo OK na negociação: o vendedor foi atencioso, postou rapidamente a encomenda, o produto chegou em perfeitas condições (ou de acordo com o anúncio);
- NEUTRA (...)
Esta deve ser usada quando ocorreram contratempos na negociação que não puderam ser resolvidos, como: encomenda extraviada, produto com defeito e o vendedor não tem estoque para reposição etc. Ou quando não for possível dar continuidade à compra/venda;
- NEGATIVA (-)
O produto veio com defeito e o vendedor se nega a efetuar a troca ou não oferece solução alguma? NEGATIVE-O, ative o PROCON e contrate um advogado. O vendedor é um %$&$*# que evaporou com o seu suado dinheirinho? NEGATIVE-O e CHAME A PM, A GUARDA MUNICIPAL, OS BOMBEIROS, A SWAT E O BOPE!
Estas foram algumas poucas explicações sobre a função da qualificação nos sites de leilão.
Vale lembrar que as negociações dependem de ambas as partes - comprador e vendedor - para que ocorram com sucesso. E a função do comprador não é a de somente pagar e f*da-se o mundo.
Quando tiver dúvidas pergunte, pergunte e pergunte. Na maioria das vezes, quem está do outro lado é um humano capaz de resolver (ou causar) problemas, não uma máquina com respostas automáticas.
Minha última negociação no ML fez-me escrever este post.
Diferentemente das grandes "lojas de departamentos" online, - nas quais o cliente pode (e deve) avaliar o produto recém adquirido - no Mercado Livre, eBay e similares, o que está em jogo é a performance (ou reputação) do vendedor.
Tanto no eBay quanto no ML, os vendedores devem ser avaliados pelos seguintes quesitos:
- Tempo da POSTAGEM (Shipping Time)
Quando há demora na entrega pelos Correios, ou transportadora, o problema é do serviço postal, não do vendedor. Entretanto, o vendedor tem a obrigação de contatar o serviço postal para solucionar quaisquer problemas durante o envio da encomenda ou, na pior das hipóteses, ressarcir o comprador em caso de extravio desta;
- Comunicação (Communication)
ANTES, DURANTE e APÓS a venda
Aqui entram a cordialidade, a qualidade do atendimento, o esclarecimento de dúvidas e a capacidade de solucionar eventuais problemas na negociação. Caso ocorra algum contratempo na negociação, entre em contato com o vendedor antes qualificar. Não há nada pior do que uma qualificação injusta, acredite; =/
- Descrição do Produto* (Item As Described)
Se o produto recebido condiz com o produto anunciado;
*Quando faltam informações no anúncio, o comprador pode (e deve) esclarecer as suas dúvidas ao mandar uma mensagem para o vendedor através do "Ask a Question", no eBay, ou do "Perguntar ao Vendedor", no Mercado Livre. Isto deve ser feito ANTES de realizar a compra.
- Custo de Envio e Manuseio*
(Shipping And Handling Charges)
Se o valor de envio cobrado pelo vendedor foi justo.
*Este quesito é avaliado somente no eBay. No "manuseio" estão inclusos os gastos com embalagem e deslocamento do vendedor para a postagem do produto. Há vendedores que cobram preços abusivos pelo envio, principalmente nas negociações internacionais. Quando um vendedor cobrar "USD 30.00" pelo shipping mas na encomenda constar "USD 13.75", dê 1 star para este quesito e ressalte isto na qualificação.
Como QUALIFICAR a negociação:
(Giving Feedback)
- POSITIVA (+)
Tudo OK na negociação: o vendedor foi atencioso, postou rapidamente a encomenda, o produto chegou em perfeitas condições (ou de acordo com o anúncio);
- NEUTRA (...)
Esta deve ser usada quando ocorreram contratempos na negociação que não puderam ser resolvidos, como: encomenda extraviada, produto com defeito e o vendedor não tem estoque para reposição etc. Ou quando não for possível dar continuidade à compra/venda;
- NEGATIVA (-)
O produto veio com defeito e o vendedor se nega a efetuar a troca ou não oferece solução alguma? NEGATIVE-O, ative o PROCON e contrate um advogado. O vendedor é um %$&$*# que evaporou com o seu suado dinheirinho? NEGATIVE-O e CHAME A PM, A GUARDA MUNICIPAL, OS BOMBEIROS, A SWAT E O BOPE!
Estas foram algumas poucas explicações sobre a função da qualificação nos sites de leilão.
Vale lembrar que as negociações dependem de ambas as partes - comprador e vendedor - para que ocorram com sucesso. E a função do comprador não é a de somente pagar e f*da-se o mundo.
Quando tiver dúvidas pergunte, pergunte e pergunte. Na maioria das vezes, quem está do outro lado é um humano capaz de resolver (ou causar) problemas, não uma máquina com respostas automáticas.