As primeiras action figures dos Cavaleiros do Zodíaco foram lançadas em 1987 pela Bandai japonesa.
Havia action figures da Saga das Doze Casas (os 12 Cavaleiros de Ouro), da Saga de Asgard (os 8 Guerreiros Deuses), da Saga de Poseidon (os 9 Generais Marinhos), da Amazona de Prata, Marin, dos 3 Cavaleiros de Aço (Vento, Terra e Mar), dos 5 Cavaleiros Negros e, obviamente, dos 5 Cavaleiros de Bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Ikki e Shun) - as personagens principais - nas versões 1ª e 2ª armaduras.
Devido ao grande sucesso do Anime na Europa, França e Espanha também receberam suas versões das action figures um ano após o lançamento, em 1988. A qualidade da pintura e do acabamento das versões japonesa e européia era excelente.
No Brasil e no restante da América Latina, a Bandai distribuiu as versões francesa e espanhola. Recebemos as Sagas incompletas e somente a 2ª armadura dos Cavaleiros de Bronze. Uma estratégia de marketing muito porca, diga-se de passagem.
Aqui ainda assistíamos as Doze Casas e os cavaleiros usavam a 1ª armadura...
Bom, a febre pelo Anime baixou no final da década de 90 e a Toei Animation resolveu usar a sua "carta na manga" suprema: A Saga de Hades. O Anime ressurgiu das cinzas, assim como a mitológica ave Fênix.
Embalada pelo sucesso de Hades, a Bandai HK relançou os bonequinhos das sagas anteriores juntamente com os bonecos dos novos personagens, em 2004.
Teria sido um golpe de mestre se a qualidade não fosse tão... pífia. A pintura descasca facilmente; mesmo lacradas, as peças não suportam a ação do tempo e mal se prendem ao personagem.
Felizmente o departamento de marketing da Bandai européia levantou o traseiro da cadeira e relançou as action figures por lá também. Não em sua totalidade, entretanto.
A diferença entre HK e FR? Uma só: qua-li-da-de.
Não sei muito a respeito dos Cloth Myths mas devem sofrer do mesmo mal.
É como diz o velho deitado: "O barato sai caro".